Como escolher um animal de estimação
30 de julho de 2020, por em AnimaisO animal de estimação faz a criança exercitar a capacidade afetiva e o senso de responsabilidade, porém eles requerem cuidados; é muito importante pesquisar muito sobre o assunto antes de comprar ou até melhor, ADOTAR um animal. Na escolha entre um gato ou cachorro, verificar os que são mais adequados ao seu espaço – se morar em apartamento optar por gatos ou cachorros de porte pequeno, buscar raças, comportamento e tamanhos.
Os gatos assim como algumas raças de cães, são indicados para apartamentos ou casas. O Shit Tzu é uma raça de cães que se adaptam facilmente em qualquer tipo de local. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar, também muito apegados à família e ótimos com crianças.
De acordo com a veterinária Karla Koslow Pazda, os animais precisam de cuidados diários. “Cuidados com alimentação e higiene, e também com vacinação e vermifugação. Deve ser feito a vermifugação de 15 a 20 dias dos filhotes, e a primeira vacina deve ser dada a partir dos 45 dias. A vacina é muito importante, pois vai proteger o filhote contra as principais viroses”, destaca.
No caso dos cachorros, a primeira vacina a ser aplicada é conhecida como óctupla, pois previne oito tipos de doenças: cinomose, hepatite infecciosa, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e dois agentes da leptospirose. Além disso, o mesmo vírus que protege contra hepatite também combate a tosse dos canis (conhecida como gripe canina).
Para os gatos a vacina é quádrupla e combate a rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e panleukopenia. Todas as doenças são infecciosas e graves. “Depois de receber a primeira dose, as vacinas devem ser reforçadas para garantir a eficácia. São três doses no total, que devem ocorrer com um intervalo de 30 dias”, explica Karla.
Além disso, no mercado de pets, é possível encontrar variados tipos de vacina, o importante é consultar seu veterinário sobre o assunto.
A média de vida desses animais é em torno de 12 a 18 anos, por isso que antes de escolher, o mais importante e saber se você está pronto para cuidar do seu bichinho de estimação por tantos anos.
Segundo a veterinária, hoje cachorros e gatos fazem parte da família. “Muitos vivem dentro de casa, estão cada vez mais companheiros. A média de vida deles também aumentou devido aos recursos que hoje temos para tratá-los”, ressalta.
Para Karla o importante é fazer a compra consciente e a castração do animal. Para diminuir a super população de animais. “O mais aconselhável é a castração, a vacina anticonceptiva não é aconselhável. Dessa forma, será mais fácil diminuir os animais de rua”, conta.