Quarentena: Momento para fazer a faxina contra o Aedes Aegypt
26 de março de 2020, em SaúdeA Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas informa que já foram registrados no município dois casos de dengue em humanos. “Os pacientes não apresentam mais sintomas da doença, mas ainda assim fazemos o pedido à população para que nesta época de quarentena aproveitem o tempo em casa para fazerem a chamada faxina contra o mosquito transmissor”, recomenda a bióloga da Epidemiologia, Cristina Brandes Grosskopf.
Além do registro da doença, foram encontrados dois focos do Aedes aegypti no perímetro urbano do município. Agentes de combate as endemias da Vigilância Epidemiológica e agentes de saúde da Unidade Básica do Alto da Tijuca da Secretaria de Saúde devidamente identificados fizeram varredura nos imóveis próximos num raio de 300 metros. De acordo com Cristina, foram visitados 668 imóveis (538 residências, 91 comércios, 28 terrenos e 11 outros imóveis). Foram inspecionados 132 depósitos. A equipe retornará na área em meados de maio para realizar a segunda etapa da ação de bloqueio de foco.
A profissional, no entanto, lembra que o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela é responsabilidade de todos.