A relação entre posse de cão, brincadeira de cachorro, passear com a família e desenvolvimento socioemocional de pré-escolar: descobertas do estudo observacional PLAYCE
28 de julho de 2020, por em SaúdeA atividade física regular proporciona às crianças benefícios de saúde e desenvolvimento. Este estudo investigou se o brincar ativo e a passear com o cão da família estavam associados a um melhor desenvolvimento socioemocional em crianças pequenas.
Métodos
Pesquisamos 1646 pais para verificar se as famílias com crianças em idade pré-escolar possuíam um cachorro e a frequência semanal de seu filho passear em cães ou brincar ativamente com ele. A versão do relatório dos pais do Questionário de Pontos Fortes e Dificuldades (SDQ) foi usada para medir o desenvolvimento socioemocional das crianças.
Resultados
Crianças de famílias donas de cães tiveram uma probabilidade reduzida de problemas de conduta (odds ratio (OR) = 0,70; intervalo de confiança de 95% (IC): 0,54, 0,90), problemas de pares (OR = 0,60; IC 95%: 0,46, 0,79), e dificuldades totais (OR = 0,77; IC 95%: 0,59, 0,99) e maior probabilidade de comportamento pró-social (OR = 1,34; IC 95%: 1,06, 1,68) em comparação com crianças sem cachorro. Nos domicílios proprietários de cães, o cão da família caminha pelo menos uma vez / semana (OR = 1,45; IC 95%: 1,02, 2,08) e brinca com o cão da família três ou mais vezes / semana (OR = 1,74; IC 95%: 1,16 , 2,59) aumentou a probabilidade de comportamentos pró-sociais. Os cães da família que andam pelo menos uma vez / semana também reduziram a probabilidade de dificuldades totais (OR = 0,64; IC 95%: 0,42, 0,96).
Conclusões
O artigo destaca os possíveis benefícios entre atividades físicas e socioemocionais de desenvolvimento da propriedade de cães familiares para crianças em idade pré-escolar e que esses benefícios podem se apresentar na primeira infância.
Crianças pequenas de famílias donas de cães tiveram problemas menores de pares e problemas de conduta e comportamentos pró-sociais mais elevados do que crianças de famílias que não possuíam cães.
Filhos de famílias donas de cães que passeavam ou brincavam com seus cães com mais frequência também tiveram melhores comportamentos pró-sociais.
O desenvolvimento socioemocional positivo foi associado à posse de cães, passear com cães em família e brincar com cães em crianças pequenas.
Destaca que os benefícios socioemocionais de possuir um cachorro podem começar cedo na infância.
Devido ao alto nível de propriedade de animais de estimação em domicílios com crianças, esses achados sugerem que ter um cachorro e interagir com ele através de brincadeiras e caminhadas podem ser mecanismos importantes para facilitar o desenvolvimento socioemocional das crianças pequenas.